ACNES - COMO COMBATER AS ESPINHAS!

O QUE É A ACNE?

É uma doença de predisposição genética e as suas manifestações dependem da presença de hormônios sexuais e também fatores extrínsecos.

Quando os folículos capilares são obstruídos por óleo e/ou células mortas e bactérias diversas gera-se uma inflamação, podendo ou não ter pus (espinha) ou apenas oxidar (cravo).

As lesões iniciam-se na puberdade e afeta grande parte dos adolescentes.

 

COMO TRATAR?

Fazer uso de dermocosméticos, anticoncepcionais e até mesmo antibióticos ajudam a tratar a causa. Recomenda-se a limpeza de pele mais profunda feita por profissionais, além de procedimentos com luz pulsada, microagulhamento e peeling químico também são algumas opções interessantes. 

A reeducação alimentar também ajuda bastante no combate às acnes. Frituras, carboidratos simples e derivados do leite, além do famoso chocolate, também aumentam a presença das espinhas em quem tem predisposição para tê-las.

Uma dica importante também é: evite se estressar. Há estudos que mostram o aumento do aparecimento de espinhas como uma resposta do organismo em situações traumáticas. 

 

 ——————————————————————

 

A seguir, uma tabela com os 5 graus de classificação das acnes:

 

GRAU 1

Apenas cravos, sem lesões inflamatórias

 

GRAU 2

Cravos, lesões inflamatórias e pústulas

 

GRAU 3

Cravos, pústulas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas e inflamadas.

 

GRAU 4

Cravos, espinhas, grandes lesões císticas comunicantes, inflamação e aspecto desfigurado.

 

GRAU 5 OU ACNE FULMINANTE

Raro e grave, apresenta febre, dor em articulações, alteração óssea, dor muscular, perda de apetite, pode gerar necrose. O tratamento deve ser rápido para não haver sequelas (marcas/cicatrizes) graves, desfigurantes e permanentes.